sábado, 30 de março de 2013

Em busca do melhor preço!


Depois de dicas de como planejar uma viagem e até de dar sugestão de uma cidade encantadora para visitar, vim aqui para tornar sua viagem a mais barata possível. Claro que como já dito antes, muitas vezes é mais cômodo e prático viajar com um pacote feito por uma agência de turismo. Mais fácil, sim.... mais barato? Nem sempre. É por isso que dedico o texto de hoje para aqueles que gostam de planejar tudo por conta própria e querem economizar.


Hoje vou falar do quesito passagem, pois nem sempre vale a pena comprar diretamente pelo site da companhia área. A minha sugestão é que você entre nesses sites que fazem uma busca dos melhores preços dentre todas as companhias. Basta colocar o local e as datas que deseja ir e ele lhe dá a melhor oferta. No Brasil, o mais conhecido é o Decolar.com. Além de passagem, você também pode procurar os hotéis mais em conta. Já na Europa, por ser comum visitar vários países por serem todos muito próximos, os sites que mais utilizei foram: Jetcost, Edreams e Rumbo. Porém, fique atento: por mais que seja mais barato, o primeiro preço que aparece na busca não costuma ser o valor real, pois ainda são adicionadas taxas para emissão do bilhete. De qualquer maneira, eles são bem confiáveis, comprei inúmeras vezes e nunca tive problema com pagamento ou reservas.
 
Ainda na Europa, também é usual optar por companhias aéreas low cost, como Easyjet, Ryanair e Aireuropa, que oferecem preços em promoção para determinados destinos, mas vale levar em consideração que as mordomias ficam de lado. O avião é menor, nem sempre há lugares marcados e há limitação de bagagem. Depende, portanto, do estilo de viagem que se deseja fazer. Aos que querem conforto, melhor optar por pagar um pouco mais. 

No próximo post, algumas dicas de sites para busca de albergues, pousadas e hotéis!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Meu cantinho da Europa

Para o blog não se tornar uma mera plataforma em que dou dicas, escrevo também experiências pessoais que vivi em variados lugares do mundo e espero poder contribuir aos que gostariam de visitar estas cidades. Como não poderia ser diferente, começo com o relato de um local que passei a considerar minha casa, assim como o Rio. O meu intuito é mostrar a cidade de Madri que eu descobri nos seis meses que estive lá. Por mais que muita gente ache que Barcelona é muito melhor, não é bem assim. Claro que adorei Barcelona, e confesso que as praias são grandes atrativos quando se compara os dois lugares espanhóis, mas nem tudo é apenas mar e sol. 


Andando por Madri

Me senti acolhida por Madri desde o primeiro minuto que cheguei. Já havia visitado algumas vezes a turismo, mas morar lá é completamente diferente. Cidade grande, populosa e com muitos estrangeiros. Quem acha que Madri não tem nada para fazer, está muito enganado. A cidade oferece as mais variadas opções de lazer, cultura e diversão. Para os fãs de museus, lá é o lugar perfeito. Uma visita a um dos mais importantes museus espanhóis de arte moderna, o Reina Sofía, é essencial. Também não se pode esquecer do  Museu Del Prado. É impossível não ficar impressionado com as exposições dos dois e ambos oferecem entrada gratuita em um dia da semana: basta entrar no site de cada um e descobrir o melhor dia para ir, já que esta informação muda constantemente. Outra opção não tão conhecida é o Thyssen-Bornemisza, que poucos vão, mas os que visitam recomendam, assim como eu.  


Parque Del Retiro
As possibilidades de atividades diárias além de museus também são infinitas: o jardim botânico é imenso e lindo, mas recomendo ir na primavera, pois nas outras estações o visual não é tão bonito assim. Na famosa Puertal del Sol é possível ter acesso ao comércio da cidade, com várias lojas conhecidas, bares deliciosos e aqueles famosos personagens que ficam andando pelo local para tirar foto. Para os fãs de compras, Calle Fuencarral e Gran Via são outros centros de comércio que recomendo.

Plaza Mayor
Não podemos esquecer também da Plaza Mayor, considerada uma das praças mais importantes de lá, com várias opções de restaurantes, que na sua maioria são caros devido à localização, mas vale a pena ir pelo menos uma vez. Lá perto está o Mercado de San Miguel, um espaço amplo com uma diversidade imensa de comida, petiscos, doces e cheiros. 

Já mais afastado do centro da cidade, está o templo de Debod. Aos que apreciam uma bela vista, esta é uma indicação certa para ver o pôr do sol – é maravilhoso!!! Outro lugar bom para esse tipo de programa é o Parque Del Retiro, um parque gigante - é impossível visitá-lo por inteiro em apenas em um dia. O local é considerado a "praia" do pessoal de Madri, já que os habitantes vão para tomar sol perto do lago, para praticar esportes e relaxar.


Templo de Debod





Vía Láctea, bar em Malasaña
 E finalmente, aos apreciadores da deliciosa comida típica espanhola, aqui vão algumas dicas: El Tigre, um restaurante/bar de tapas superconhecido, com pratos enormes que dão água na boca, além do Lateral, um restaurante mais arrumado, porém com o preço em conta. As opções de bares também são várias, os mais baratos e badalados antes de ir para a boate são 100 Montaditos e La Sureña, mas o bairro Malasaña é o mais conhecido pela vida noturna e boêmia, e merece uma visita!

Impossível falar desta cidade em apenas um texto, mas acima estão alguns lugares que definitivamente não devem ser esquecidos ao visitar Madri. 

terça-feira, 26 de março de 2013

Planejando uma viagem...


Antes de toda viagem temos o planejamento dela. Por isso, aqui vão algumas dicas para facilitar esta tarefa. Primeiramente, organizar uma viagem por meio de uma agência oferece uma grande vantagem: a de não se preocupar tanto com os roteiros e programas e já sair do seu país de origem com tudo encaminhado. Mesmo assim, hoje em dia a tecnologia permite que viajantes de orçamento mais apertado ou até mesmo os que preferem viajar de maneira mais independente possam pesquisar lugares turísticos e pegar dicas com outras pessoas que já foram para determinado lugar.



Há, portanto, sites e aplicativos que ajudam a organizar as atrações turísticas nas cidades que se deseja conhecer. 

1- Tripadvisor (http://www.tripadvisor.com.br): este site é muito usado por pessoas do mundo todo e tem as mais variadas sugestões. Você escolhe a cidade que lhe interessa e fica sabendo um pouquinho de cada coisa do local. Os melhores hotéis, restaurantes, bares, lugares turísticos e muito mais! Além disso, é possível visualizar as avaliações dos leitores sobre os lugares que já visitaram o que ajuda a julgar se determinado lugar vale a pena ir ou não. 

2 - Plnnr (plnnr.com): testado pela Folha, ele agrega informações de diversas páginas (como a enciclopédia colaborativa Wikipedia) com o objetivo de projetar itinerários nos 20 destinos turísticos mais procurados do mundo. O site planeja gratuitamente uma agenda de roteiros por dia. Indica o tipo de transporte a utilizar no intervalo entre atrações e informa preços de hotéis. O único porém é que o site é em inglês, então os que não se sentem a vontade com o idioma devem seguir as outras dicas.

3 -  Triporama (triporama.com): também em inglês, ele permite convidar amigos ou família para organizar, em um grupo virtual, a viagem que envolve mais pessoas. É possível traçar o itinerário diário junto ao Google Maps e compartilhar pesquisas de viagem de graça, mediante cadastro. 

4 - Milevo (milevo.com.br): em português e em versão de testes, ele funciona como um misto de roteiro com rede social, com perfis para adicionar amigos, organizar o mapa de destinos já conhecidos e checar restaurantes, hotéis e passagens, além de obter informações e trocar dicas sobre os serviços. 

Espero que essas dicas possam ajudá-los no planejamento e elaboração do roteiro da sua viagem. Em breve, mais sugestões!




terça-feira, 19 de março de 2013

Quem sou eu?

Aluna de jornalismo da PUC-Rio, prestes a se formar e alguém que adora viajar por aí: essa sou. O curso que escolhi e uma das minhas grandes paixões acabaram se cruzando no meio da minha trajetória. Como jornalista, exploro cada vez mais as ferramentas que a web pode proporcionar aos profissionais da área: suas facilidades e inovações; e como Paula, uma menina de 21 anos, escrevo sobre os mil e um lugares ao redor do mundo que já conheci e outros que ainda tenho vontade de visitar.

Um guia de viagem? Talvez. Na realidade, quero mostrar nesse blog o outro lado de cada lugar. Meu objetivo não é só falar dos pontos turísticos óbvios, mas cada cantinho que já fui e o que mais me encantou em cada um. Por ter vivido durante seis meses em Madri, acredito ter tido outra visão das cidades visitadas. Quando viajava com meus pais ou amigos a turismo, seguia ao pé da letra aquilo que lia nos guias. Como moradora da Espanha, fazia os mais variados programas e me sentia inserida na realidade europeia, na realidade de cada cidade.